terça-feira, 23 de setembro de 2014

Tetraplégico usa exoesqueleto para voltar a andar no casamento da filha

Do UOL, em São Paulo
  • Tom D Morgan/Daily News/Reprodução
    Irving Caplan, 56, ?vestiu? um traje robótico especial durante casamento da filha
    Irving Caplan, 56, ?vestiu? um traje robótico especial durante casamento da filha
Um homem tetraplégico levou a filha às lágrimas durante o casamento dela, quando se levantou e atravessou o salão do hotel onde a festa estava sendo realizada para proferir seu discurso especial de agradecimento. Para isso, o consultor de IT Irving Caplan, 56, "vestiu" um traje robótico especial. A surpresa aconteceu no mês passado, no Sopwell House, St. Albans, na Inglaterra.
Há dois anos, Caplan quebrou três vértebras quando seguia de bicicleta rumo ao trabalho. Ele foi atropelado por um caminhão em Edgware, noroeste de Londres. Após ser submetido a uma série de operações e passar 12 dias na unidade de terapia intensiva, ele ficou tetraplégico e passou a usar uma cadeira de rodas para se locomover.
Irving Caplan procurou a Rex Bionics para saber que possibilidades teria de se locomover utilizando um exoesqueleto, uma espécie de armadura que poderia ser acionada através de um controle. Nesse caso, o exoesqueleto era acionado por um joystick, com 29 microprocessadores. "Eu gostaria de caminhar com Joanne até o altar, mas isso não foi possível. Então, essa foi a melhor maneira que encontramos, e não houve um olho seco durante a cerimônia", contou à BBC.
Ele atravessou o salão em três minutos, surpreendendo a todos os convidados. ""Eu sabia o que ele ia fazer, mas como estava trabalhando durante os testes com o exoesqueleto, foi muito emocionante vê-lo atravessar o salão", contou a filha à emissora.
 
Leia mais em: http://zip.net/bkpDmg
Leia mais...

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Brasileiro cria app que ensina matemática a crianças deficientes visuais

Aluno de mestrado na Unicamp e professor de informática, Henderson Tavares de Souza (à direita na foto) desenvolveu um aplicativo que ajuda crianças deficientes visuais a aprender matemática. O MiniMateVox é voltado para alunos de 6 anos do ensino fundamental e oferece atividades de matemática, inclusão digital e recreação.
A metodologia de ensino do software sugere diferentes maneiras de utilização dos recursos em 20 aulas. Cada uma delas dura em média duas horas e reúne 15 atividades. Segundo o desenvolvedor, o software deve ser utilizado como recurso complementar às aulas para que o aluno seja capaz de realizar as mesmas atividades propostas num livro didático recomendado pelo Ministério da Educação.

“Identificamos por meio de pesquisas na literatura científica e avaliações nas instituições de ensino regular e especializado que há uma carência muito grande na área de matemática para o aprendizado de crianças deficientes visuais. Surgiu então a nossa proposta de aprimorar o ensino da matemática para essas crianças. Existem muitas pesquisas e iniciativas voltadas para o ensino de deficientes visuais, mas a maioria delas é focada no ensino superior, para o desenvolvimento de atividades de matemática mais complexas”, justifica Henderson de Souza.

O projeto de Henderson utiliza o sistema operacional Dosvox. Idealizada por Antônio Borges, professor da UFRJ, a plataforma permite que deficientes visuais desempenhem diversas tarefas por meio do computador. O sistema interage com o usuário por voz e possui mais de 80 aplicativos, entre eles formatador para o sistema braille, dicionários, caderno de telefones, agenda, jogos diversos, navegador de internet, correio eletrônico, leitor de telas e livros.
Via Unicamp

Fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/noticia/brasileiro-cria-app-que-ensina-matematica-a-deficientes-visuais/44017
Leia mais...