quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro é Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Nesta quarta-feira (21), comemora-se em todo país, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida pela proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Wellington Teixeira, o "seu Hélio", presidente da ADEPI (Associação dos Deficientes de Pindamonhangaba), falou ao Portal AgoraVale, sobre as dificuldades enfrentadas na rua pelos cadeirantes e sobre os trabalhos realizados pela Associação.

Segundo o presidente da Associação, podem ser notadas muitas melhorias na cidade de Pindamonhangaba, quanto à acessibilidade nas calçadas, nos ônibus e banheiros públicos adaptados, mas por outro lado falta ainda a conscientização das pessoas.

“Tem muitos lugares no comércio que ainda não tem rampa de acessibilidade, nós deficientes temos muita dificuldade com isso.”, explicou “Hélio”. Ainda segundo o presidente, um outro problema é que em muitos lugares, ainda não há banheiros adaptados, o que também dificulta muito para o cadeirante.

Os membros da Associação já estão se preparando para o Dia do Deficiente, que é comemorado no dia 3 de dezembro. “Estamos preparando uma passeata, para alertar as autoridades e a as pessoas, principalmente no trânsito, que muitas vezes não respeitam os deficientes”.

Na ADEPI, os membros da Associação participam de atividades como artesanatos, fabricam fraldas, participam de passeios turísticos e promovem eventos de confraternização. As reuniões da ADEPI são realizadas no Centro de Convivência do bairro Vila Prado.
A população pode ajudar a ADEPI, entrando em contato pelo telefone: (12) 3643-6488.




Nenhum comentário:

Postar um comentário